MESTRaDO LIVRE

Objetivo

O curso de Mestrado Livre da Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia visa propiciar a bacharéis e especialistas em Teologia o estudo teológico na área do Ministério Pastoral em nível de pós-graduação, possibilitando a formação em termos de método de trabalho e conteúdo nas quatro grandes áreas da Teologia: Exegese, Sistemática, História e Teologia Prática ou Aplicada.

Público-alvo e PRÉ-REQUISITOS

O curso de Mestrado Livre se destina a bacharéis e especialistas em Teologia que tenham concluído seu programa de graduação com um grau de aproveitamento considerado superior e que tenham proficiência boa na língua inglesa ou a alemã, bem como manejem conhecimentos mínimos das línguas bíblicas, hebraico ou grego.

A proficiência em língua inglesa ou alemã deverá ser comprovada durante a primeira etapa do curso e que corresponde a 12 (doze) créditos. Na realização destas provas poderá se fazer uso de um dicionário impresso.

Eventualmente, a Escola de Pós-Graduação pode oferecer cursos de atualização em línguas (principalmente hebraico e grego), sem contar, no entanto, créditos para o mestrado.

Processo seletivo e admissão

O candidato que deseja ingressar no Curso de Mestrado Livre do Seminário terá que inicialmente observar os requisitos acima e posteriormente fazer a inscrição para o processo seletivo que constará no cumprimento de 04 (quatro) itens ou momentos:

1) Uma carta de recomendação para os estudos em nível de mestrado de dois colegas pastores;

2) Um texto teológico produzido pelo candidato com base na seção “Prolegômenos” do livro “Confessando o Evangelho, uma abordagem luterana da Teologia Sistemática” (2022), v.1, p.37-79; – Editora Concórdia.

3) Uma breve proposta sobre o tema a ser pesquisado e sua aderência relevância no exercício do Ministério Pastoral. O desenvolvimento pode ser em três dimensões: 

  • a) Dimensão pessoal (interesse particular);
  • b) Dimensão eclesial (interesse da Igreja) e Dimensão Acadêmica (produção de material e reflexão teológica);

 

4) Uma entrevista com a coordenação da Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia (presencial ou na modalidade online).

Aluno especial

“Aluno especial” é um termo atribuído a alunos que desejam cursar disciplinas isoladas no programa de Mestrado. Essa nomenclatura é característica dos programas de pós-graduação. A Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia também oferece vagas para essa categoria de “aluno especial”.

A participação em cursos/disciplinas como aluno especial é destinada àqueles que preenchem os requisitos exigidos para o programa de Mestrado, especialmente o curso de graduação, e tem como objetivo complementar conhecimentos ou se familiarizar com o programa de mestrado, sem necessidade de seguir os passos de ingresso propostos para o mestrado.

Através da matrícula como aluno especial, o candidato poderá cursar disciplinas isoladas no Programa de Mestrado, mas, que poderão ser aproveitadas, desde que tenham sido cumpridas as exigências das disciplinas cursadas, bem como seguidas e preenchidas as exigências dos itens relacionados ao ingresso no Mestrado. A condição de aluno especial não se configura em vínculo como aluno regular do Programa de Mestrado do Seminário.

CURRÍCULO POR ÁREAS

*ATENÇÃO para a Reestruturação Curricular!

Na estrutura de disciplinas oferecidas no Curso de Mestrado do Seminário Concórdia estão previstos 24 créditos a serem cursados. Cada candidato deverá cursar 6 créditos de cada área maior, mais a disciplina de Metodologia de Pesquisa, que visa ser preparatória para escrita da dissertação e que será ministrada no formato online (Google Meet).

Abaixo, a estrutura das disciplinas a serem ofertadas e as possíveis fontes para obtenção dos 27 créditos.

  • Antigo Testamento
  • Novo Testamento
  • Lutero
  • Reforma
  • Tópicos de estudos na História da Igreja
  • Confissões Luternas
  • Ética
  • Litúrgica
  • Teologias Contemporâneas
  • Missão
  • Aconselhamento Pastoral
  • Homilética
  • Educação Cristã
Visão sintética das fontes para obtenção dos 27 créditos:
  • Oito disciplinas nas quatro áreas da Teologia (Duas por área)
  • Dois cursos de aperfeiçoamento pastoral

Estudo independente (artigo científico)

  • Metodologia de Pesquisa: Projeto de Dissertação

*Reestruturação Curricular: Os candidatos que já estão no Programa, poderão adaptar a sua situação acadêmica a esse novo modelo de créditos e estrutura curricular, independentemente do número de créditos já cursados em cada área maior da Teologia.

Mais informações: anselmoeg@seminarioconcordia.com.br

*Aulas online nos turnos da manhã (8h30 – 11h30) e da tarde (13h30- 16h30)

Inscrições até dia 25 de junho de 2024

oferta de disciplina 2024/2

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail: