Educação Teológica por Extensão

DEFINIÇÃO

A Educação Teológica por Extensão (ETE) baseia-se no princípio de que a pessoa pode aprofundar seus conhecimentos teológicos estudando ali onde se encontra, mediante orientação adequada. Para tanto, são utilizadas técnicas de ensino-aprendizagem que levam o aluno a uma formação específica, na qual, em vez do aluno ir à escola, a escola vai até o aluno. A pessoa ingressa num programa formal de educação onde, respeitando suas próprias possibilidades de tempo e as do grupo, vai completando sua formação.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais do programa da ETE são:

  1. aprimorar o conhecimento teológico das pessoas que o desejam, a fim de que sejam cristãos melhor aparelhados para o seu agir no mundo;
  2. formar líderes auxiliares do Ministério Pastoral nas áreas de educação cristã e evangelismo (Diáconos e Diaconisas em Educação Cristã, Evangelismo e Ação Social) conforme definidos no Regimento da IELB.

TEORIA E PRÁTICA

A ETE tem como pressuposto que teoria e prática devem andar juntas. Neste sentido, os alunos poderão aplicar constantemente em sua própria congregação os conhecimentos adquiridos. O apoio e a colaboração das congregações e pastores da IELB são muito importantes para que o programa alcance os objetivos a que se propõe.

PRÉ-REQUISITOS

O pré-requisito para candidatos ao programa é a conclusão dos estudos de ensino fundamental ou estar atuando na área de educação cristã, evangelização ou ação social na sua congregação.

ALUNOS

O programa foi preparado visando alunos membros de congregações da IELB. No entanto, candidatos não filiados a esta denominação cristã poderão participar do programa, segundo critérios e possibilidades da congregação da IELB local.

ESTUDOS

O aluno que matricular-se no programa da ETE deverá estudar por conta própria os conteúdos das diferentes disciplinas do curso nas quais está matriculado. Além disso, ele terá encontros regulares com um pastor da IELB, com o objetivo de dirimir dúvidas e debater os conteúdos estudados. Estes encontros poderão ser semanais, quinzenais, mensais ou períodos intensivos, de acordo com as disponibilidades locais. As tarefas de estudo serão prescritas pelo Seminário, o qual também irá determinar os critérios de avaliação para cada disciplina.

LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO DA ETE

Todas as congregações da IELB poderão oferecer o curso da ETE. O aluno(a) e/ou o pastor da congregação entra em contato com o coordenador nacional da ETE, o professor responsável do Seminário Concórdia, e solicita a inscrição, no programa, dos alunos interessados. O pastor desta congregação será o monitor da ETE, mas pode desenvolver o trabalho com o distrito, solicitando ajuda dos colegas pastores.

investimento

Cada curso (ou terminalidade) é composto de três módulos com suas respectivas disciplinas. O investimento é de R$ 100,00 por disciplina. Desta forma, o valor total do primeiro módulo é de R$ 400,00; o segundo e terceiro módulos têm o valor total de R$ 300,00 cada um. Portanto, após a conclusão de um curso, o aluno terá investido R$ 1.000,00 por curso. A disciplina avulsa fora de um curso tem o valor de R$ 120,00.
O Departamento de Ensino da IELB disponibiliza bolsas para que ninguém fique sem cursar por questões financeiras. Alunos com necessidade de auxílio poderão entrar em contato pelo e-mail ete@seminarioconcordia.com.br encaminhando sua situação particular. Após este encaminhamento o aluno recebe, preenche e envia o formulário próprio de pedido de auxílio (bolsa).

CRÉDITOS

A ETE funciona pelo sistema de créditos. Cada disciplina tem dois créditos e cada crédito corresponde a dezoito horas-aula. Cada curso é composto de vinte créditos. Após a conclusão dos vinte créditos do curso escolhido o aluno recebe um Certificado de Habilitação para o respectivo curso.
No entanto, para receber o Certificado de Diácono/Diaconisa o aluno terá que cursar 34 créditos, sendo que necessariamente é preciso ter concluído um dos cursos previstos no Regimento da IELB (Educação Cristã [Estudo Bíblico – Escola Dominical – Ensino Confirmatório], Evangelização, Ação Social).

DURAÇÃO

Cada curso poderá ser completado em um ano e meio, caso o aluno ou grupo de alunos possa concluir um módulo a cada semestre. O tempo de duração varia de acordo com a disponibilidade de tempo que cada aluno ou o grupo reserva para seus estudos.
O(A) aluno(a) estuda e prepara os seus trabalhos e provas a partir das instruções dadas pelo professor da disciplina. Isto dá ampla liberdade aos alunos para que estudem conforme as suas possibilidades e disponibilidade de tempo, tornando os cursos bastante flexíveis. Sugere-se que os alunos tentem fazer um módulo por semestre, o que daria um total de um ano e meio para concluir o curso (20 créditos) e dois anos e meio (34 créditos) para se tornar um Diácono/Diaconisa.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos obedecerá a uma escala de notas que vai de zero (0) a dez (10). A nota mínima para aprovação é sete (7).

CURSOS OFERECIDOS

A ETE oferece seis cursos de diferentes terminalidades. Cada curso é composto de dez disciplinas num total de vinte créditos, subdivididos em três módulos sendo que o primeiro módulo é comum a todos os cursos.

  1. Bíblia – Para servir na área da educação cristã com ênfase no preparo e aplicação do estudo bíblico.
  2. Ação Social Cristã – Para servir na área da ação social cristã visando o planejamento e a elaboração de projetos sociais. Questões metodológicas a serviço de uma prática diaconal mais organizada e efetiva. A comunidade como agente organizado da ação diaconal.
  3. Ética Cristã e Cidadania – Para servir na congregação e no contexto da mesma. Este curso objetiva capacitar pessoas que desejam compreender o cenário atual e as tendências da ética cristã e cidadania e desejam obter maior aprendizado sobre relacionar a ação comunitária com participação democrática.
  4. Evangelização – Para servir na área do evangelismo. Este curso visa preparar todo o povo de Deus para uma evangelização mais efetiva nas congregações e pontos de missão.
  5. Ensino – Para servir na área de educação cristã, especialmente na Escola Dominical e Ensino Confirmatório, como auxiliares dos ministros chamados da IELB.
  6. Liderança Cristã – Para servir como líder. Este curso fornece parâmetros para uma atuação saudável de líderes cristãos na igreja e sociedade.

Matrículas

Faça a sua matrícula preenchendo o formulário on-line.

currículo por áreas

  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Princípios de Interpretação Bíblica
  • A Bíblia em Tradução
  • Histórias Bíblicas em Lei e Evangelho
  • Estudo AT I
  • Estudo AT II
  • Estudo NT I
  • Estudo NT II
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Tópicos de Doutrina
  • Catecismos de Lutero
  • História do Luteranismo
  • Princípios Bíblicos de Liderança
  • Diaconia na Bíblia
  • Diaconia na História da Igreja
  • Planejamento e Gestão em Programas Sociais
  • Diaconia Propositiva
  • Temas Sociais que Desafiam Ações e Respostas
  • A Face Pública da Igreja
  • O Cristão e a Política
  • Teologia, Educação e Ética em Lutero
  • O Testemunho Cristão I
  • O Testemunho Cristão II
  • Fundamentos Bíblico-Teológicos da Missão
  • Congregação Cristã
  • Culto Cristão
  • Didática
  • Vida Cristã (Mordomia)

GRADE CURRICULAR

MÓDULO 1
  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Princípios de Interpretação Bíblica
MÓDULO 2
  • A Bíblia em Tradução
  • Estudo AT I
  • Estudo NT I
MÓDULO 3
  • Estudo AT II
  • Estudo NT II
  • Histórias Bíblicas em Lei e Evangelho
Total = 20 créditos
MÓDULO 1
  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Princípios de Interpretação Bíblica
MÓDULO 2
  • Diaconia na Bíblia
  • Diaconia na História da Igreja
  • Diaconia Propositiva
MÓDULO 3
  • Temas Sociais que Desafiam Ações e Respostas
  • Planejamento e Gestão em Programas Sociais
  • A Face Pública da Igreja
Total = 20 créditos
MÓDULO 1
  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Princípios de Interpretação Bíblica
MÓDULO 2
  • O Cristão e a Política
  • Tópicos de Doutrina
  • Teologia, Educação e Ética em Lutero
MÓDULO 3
  • O Testemunho Cristão I
  • Vida Cristã (Mordomia)
  • A Face Pública da Igreja
Total = 20 créditos
MÓDULO 1
  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Princípios de Interpretação Bíblica
MÓDULO 2
  • História do Luteranismo
  • Tópicos de Doutrina
  • Fundamentos Bíblico-Teológicos da Missão
MÓDULO 3
  • O Testemunho Cristão I
  • Vida Cristã (Mordomia)
  • O Testemunho Cristão II
Total = 20 créditos
MÓDULO 1
  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Princípios de Interpretação Bíblica
MÓDULO 2
  • Congregação Cristã
  • Tópicos de Doutrina
  • Catecismos de Lutero
MÓDULO 3
  • Didática
  • Histórias Bíblicas em Lei e Evangelho
  • Culto Cristão
Total = 20 créditos
MÓDULO 1
  • Introdução ao AT
  • Introdução ao NT
  • Doutrinas Bíblicas Fundamentais
  • Princípios de Interpretação Bíblica
MÓDULO 2
  • A Bíblia em Tradução
  • História do Luteranismo
  • Princípios Bíblicos de Liderança
MÓDULO 3
  • O Testemunho Cristão I
  • Vida Cristã (Mordomia)
  • Culto Cristão
Total = 20 créditos

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

INTRODUÇÃO AO AT – Apresentação dos livros do Antigo Testamento, com estudo de questões introdutórias (quem escreveu, para quem, quando, com que mensagem).

INTRODUÇÃO AO NT – Apresentação dos livros do Novo Testamento, com estudo de questões introdutórias (quem escreveu, para quem, dizendo o quê). Além de tratar dos livros individualmente, a disciplina apresenta uma visão global do Novo Testamento e aborda rapidamente a questão do cânone.

PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA – Estudo de princípios de interpretação da Bíblia, com destaque para diferentes gêneros literários (narrativas, poesia, profecia, literatura de sabedoria, cartas, parábolas e o Apocalipse). A disciplina mostra os passos fundamentais na leitura de um texto bíblico e conclui com uma reflexão sobre a importância da distinção entre Lei e Evangelho.

A BÍBLIA EM TRADUÇÃO – Apresentação de diferentes modelos de tradução bíblica e de traduções bíblicas marcantes (como a Septuaginta, a Vulgata e a tradução de Lutero). Destaque para as traduções portuguesas (Almeida e NTLH). A disciplina discute também complexidades que defrontam o tradutor da Bíblia e conclui com um exercício sobre como usar com proveito algumas das diferentes traduções disponíveis.

HISTÓRIAS BÍBLICAS EM LEI E EVANGELHO – Estudo de textos selecionados do Antigo e do Novo Testamento na perspectiva de Lei e Evangelho.

ESTUDO AT I – Estudo e aplicação dos princípios de interpretação da Bíblia a textos selecionados do Antigo Testamento, visando o preparo de estudos e devocionais para o contexto congregacional.

ESTUDO AT II – Estudo e aplicação dos princípios de interpretação da Bíblia a textos selecionados do Antigo Testamento, visando o preparo de estudos e devocionais para o contexto congregacional.

ESTUDO NT I – Estudo de textos selecionados do Novo Testamento (Evangelhos e Atos dos Apóstolos) com emprego dos princípios da interpretação e aplicação para levar o aluno a desenvolver estudos bíblicos
e preparar devocionais.

ESTUDO NT II – Estudo de textos selecionados do Novo Testamento (Epístolas) com emprego dos princípios da interpretação e aplicação para levar o aluno a desenvolver estudos bíblicos e preparar devocionais.

DOUTRINAS BÍBLICAS FUNDAMENTAIS – Estudo e análise dos principais fundamentos doutrinários da fé cristã.

TÓPICOS DE DOUTRINA – Esta disciplina aborda tópicos específicos da doutrina cristã. Seu objetivo não se resume a um discorrer acadêmico sobre o tópico abordado, porém faz a abordagem com uma preocupação pastoral que, além de ficar evidenciada na exposição, determina o ponto de partida para a razão da escolha daquele tópico em exposição e análise.

CATECISMOS DE LUTERO – Estudo dos Catecismos Maior e Menor de Lutero, dando ênfase ao seu conteúdo doutrinário.

HISTÓRIA DO LUTERANISMO – Estudo de aspectos selecionados do desenvolvimento histórico e teológico do luteranismo desde o período da ortodoxia até os dias atuais, com ênfase na história da Lutheran Church – Missouri Synod (LCMS) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

PRINCÍPIOS BÍBLICOS DE LIDERANÇA – Estudo de personagens e textos bíblicos que fornecem parâmetros para uma atuação saudável de líderes cristãos na igreja e sociedade.

DIACONIA NA BÍBLIA – A questão social, econômica e cultural nas Escrituras. Os pobres, os necessitados, as viúvas, os órfãos e os estrangeiros: as relações sociais e econômicas entre o povo de Deus na perspectiva bíblica – o serviço de misericórdia nas visões vétero e neotestamentárias.

DIACONIA NA HISTÓRIA DA IGREJA – A questão social, econômica e cultural na Igreja Antiga, Medieval e no período da Reforma. O serviço de misericórdia a partir dos pais eclesiásticos; a origem e instituição dos serviços diaconais até os dias atuais. Compaixão pelos necessitados como resposta ao amor de Cristo.

DIACONIA PROPOSITIVA – Estudo de técnicas de diagnóstico e leitura de contexto social com o propósito de reunir elementos que possibilitem propostas de mudança da realidade e desenvolvimento social das pessoas. Elaboração de projetos para promover a prática social cristã. Ação social preventiva e de promoção da cidadania, não apenas como resposta a um caos instalado.

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM PROGRAMAS SOCIAIS – O planejamento e a elaboração de projetos sociais. Questões metodológicas a serviço de uma prática diaconal mais organizada e efetiva. A comunidade como agente organizado da ação diaconal.

TEMAS SOCIAIS QUE DESAFIAM AÇÕES E RESPOSTAS – Estudo de temas sociais que causam sofrimentos individuais e coletivos que, devido à sua complexidade, requerem a participação conjunta de diferentes esferas, setores e entes sociais, entre elas a Igreja Cristã. Ações que promovam proteção social, acolhimento e desenvolvimento a públicos específicos.

A FACE PÚBLICA DA IGREJA – Estudo dos aspectos que caracterizam a Igreja como instituição religiosa de cunho associativo fazendo parte do 3º setor, a sociedade civil organizada, inserida no coletivo social com potencial transformador, voltado ao ser humano físico e espiritual. A Igreja não é um fim em si mesma, e o seu servir com base na fé enfrenta estruturas para promover a verdade, a justiça, a paz, a alegria e a dignidade humana.

O CRISTÃO E A POLÍTICA – Esta disciplina aborda questões que evidenciam a correta visão sobre a relação cristão e política. Com uma abordagem bíblica, confessional luterana e histórica, a disciplina tem como objetivo demonstrar que a relação entre cristão e política não é de alienação, ruptura ou distanciamento, porém de participação ativa na pólis, vendo nisso a oportunidade especial de servir ao próximo no reino da mão esquerda de Deus.

TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ÉTICA EM LUTERO – Estudo e análise de diferentes temas da teologia do reformador Martinho Lutero, aplicados a elementos históricos, sociais, econômicos, políticos, éticos e educacionais.

FUNDAMENTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DA MISSÃO – Estudo e aplicação de referenciais teológicos na prática missionária em seus diferentes contextos e ações.

O TESTEMUNHO CRISTÃO I e II – A doutrina bíblica envolvida na evangelização, treinamento na prática do testemunho cristão visando levar o aluno a reconhecer e aproveitar as oportunidades de testemunho que se apresentam em sua vida, congregação e/ou escola cristã.

CONGREGAÇAO CRISTÃ – Estudo da doutrina e dos objetivos da Igreja, bem como da pessoa do diácono como líder, e de aspectos de liderança que visam dar ao aluno condições de planejar e organizar as atividades congregacionais.

CULTO CRISTÃO – Exposição do significado das ordens litúrgicas da IELB, do ano eclesiástico e da simbologia cristã, preparando o diácono/diaconisa para transmitir o conteúdo do culto e da simbologia.

CATECISMOS DE LUTERO – Estudo dos Catecismos Maior e Menor de Lutero, dando ênfase ao seu conteúdo doutrinário.

DIDÁTICA – Estudo dos procedimentos didáticos recomendáveis para professores de Escola Dominical de crianças e de professores de ensino confirmatório.

VIDA CRISTÃ (MORDOMIA) – Objetiva auxiliar o aluno a entender a natureza bíblica da mordomia e a aplicá-la à vida da congregação por meio de pregação e estudos bíblicos. Uma análise de textos do Antigo e do Novo Testamento será feita, bem como uma busca pela compreensão de termos e conceitos relacionados ao tema. Da mesma forma, aspectos doutrinários serão examinados, bem como uma análise de programas e métodos aplicados na IELB.

DÚVIDAS FREQUENTES

  1. Posso aproveitar as disciplinas da ETE que já cursei?
    Sim, desde que as mesmas estejam contempladas no curso escolhido.
  2. Como posso aproveitar as disciplinas da ETE que já cursei?
    Você deverá enviar e-mail para a secretária do Seminário Concórdia (ete@seminarioconcordia.com.br) solicitando o aproveitamento da(s) disciplina(s) cursada(s).
  3. Preciso adquirir algum livro especial para cursar as disciplinas?
    Em princípio o material necessário para o curso já está inserido nas apostilas disponibilizadas.
  4. Posso cursar a ETE mesmo que na minha cidade não tenha uma Igreja Luterana?
    Sim, mas um pastor luterano designado pelo coordenador da ETE será escolhido para ser o seu monitor.
  5. Posso cursar a ETE mesmo não sendo um cristão(ã) luterano(a)?
    Sim, mas um pastor luterano designado pelo coordenador da ETE será escolhido para ser o seu monitor.
  6. Posso fazer o curso da ETE sozinho(a), ou seja, mesmo que não tenha uma turma?
    Sim.
  7. Como faço para solicitar um auxílio (bolsa) para meus estudos?
    É só indicar esta necessidade na hora em que for preenchido o formulário da matrícula.
  8. Quanto tempo tenho para concluir o curso?
    Não há necessariamente um tempo específico. Cada pessoa e/ou turma segue seu próprio ritmo de estudo em consonância com a agenda do pastor monitor.

CUrrículo anterior

Informações sobre o currículo anterior da Educação Teológica por Extensão, a ETE antiga, podem ser obtidas na Secretaria do Seminário ou clicando no botão abaixo.

Canal Seminário Concórdia

Assista o bate-papo do diretor do Seminário Concórdia, professor Dr. Gerson Linden, com o professor Leonidio Görl, coordenador da ETE, sobre o novo programa.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail: