graduação

Admissão

Para ingressar no Seminário, o candidato precisa: (1) estar filiado a uma congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e apresentar carta de recomendação da sua congregação e do Distrito a que ela pertence. Requer-se do candidato que seja filiado à congregação no mínimo 3 anos após sua recepção por profissão de fé; (2) Ter sido aprovado no ano anterior a sua vinda ao Seminário no programa de estudos pré-teológicos. Tais estudos, realizados a partir de material fornecido pelo Seminário, acontecerão na própria congregação de origem do candidato, sob a supervisão do pastor do candidato e a orientação da congregação de professores do Seminário. Para saber detalhes sobre este programa e fazer sua inscrição, o candidato deve entrar em contato com a secretaria do Seminário; (3) Ter sido aprovado no vestibular da ULBRA, no teste de avaliação psicológica, em provas sobre conteúdo do Curso Preparatório e na entrevista com professores do Seminário. Clique no link abaixo para saber mais sobre o Curso Preparatório:

Matrícula e cancelamento

A matrícula de cada semestre é feita na data prevista no Calendário Acadêmico. Matrícula fora do prazo poderá ser feita ao longo da primeira semana do semestre, em horário de expediente da secretaria, mediante pagamento de taxa especial. Pedidos de cancelamento de matrícula, em qualquer disciplina no semestre, somente serão aceitos até a data estabelecida no calendário acadêmico. Abandono de disciplinas sem cancelamento no prazo previsto implica reprovação com nota zero.

Custos

Em razão do convênio IELB-ULBRA, a ULBRA oferece bolsa de estudo aos estudantes da Igreja Evangélica Luterana do Brasil que buscam o Ministério Pastoral através do Seminário Concórdia e que não podem buscar auxílio financeiro junto aos mecanismos oferecidos pelo governo federal. Os alunos precisam pagar a taxa de vestibular, material escolar e transporte até à universidade. A manutenção do Seminário Concórdia é de responsabilidade da IELB e o aluno é solicitado a participar através de pagamento de anuidade escolar. A maior parte desta anuidade envolve custos de hospedagem e alimentação. Mesmo sendo responsável por sua manutenção, o aluno pode valer-se de auxílio da IELB através de pessoas, congregações, distritos, fundações. Pode também solicitar empréstimo do Fundo Rotativo de Apoio Financeiro a Estudantes (FRAFE), junto à Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Frequência às aulas

O processo de ensino/aprendizagem prevê a presença de professores e alunos em sala de aula. O ato de matrícula firma um contrato entre aluno e professor, ficando cada parte comprometida com a presença e participação em aula e a realização de tarefas para que os objetivos de cada disciplina sejam alcançados. Por cortesia, ausência nas aulas deve ser comunicada de parte a parte. Não há abono de faltas.

Sistema de Avaliação

A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). Obtém os créditos da disciplina o aluno que alcançar grau final não inferior a sete (7,0). A aprendizagem do aluno será avaliada ao longo do semestre letivo, sendo expressa em dois graus, a saber: Grau Um (G1) relativo às competências construídas no primeiro bimestre letivo; Grau Dois (G2) relativo à totalidade das competências construídas no transcorrer de todo o semestre. O grau final do semestre em cada disciplina resulta da média ponderada entre o G1, com peso um, e G2, com peso dois. Considera-se aprovado o aluno que alcançar, na média ponderada entre os dois graus, G1 e G2, nota igual ou superior a sete (7,0) e obtiver ao menos 85% de presença. O aluno que obtém aproveitamento inferior a sete (7,0) na média ponderada entre os dois graus tem direito a realizar prova cumulativa de recuperação, para substituir grau. Para fins de aprovação na média final, o novo grau terá o mesmo peso do grau substituído. O aluno impedido de comparecer a uma das avaliações tem direito a recuperação cumulativa, cujo resultado suprirá o grau deixado em aberto, com o peso que lhe corresponde no cálculo da média ponderada do semestre. É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo, não obteve, na média dos graus, inclusive aquele obtido na prova de recuperação para substituir ou suprir um dos obtidos no semestre, nota igual ou superior a sete (7,0). Considerando-se que o objetivo do aluno deve ser a excelência no ministério pastoral, é natural que ele demonstre competência acadêmica obtendo, em cada semestre, uma média geral de sete e cinco (7,5) no primeiro ano e média geral oito (8,0) nos semestres subsequentes. Não atingindo tal média geral, o aluno deverá, na matrícula seguinte, reduzir sua carga horária semestral.

Conselho de Classe

Um dos objetivos prioritários do Seminário é favorecer e estimular o aluno na sua busca pela excelência no ministério pastoral. Em razão disso, a congregação de professores destina grande interesse no progresso do aluno no que respeita ao seu desempenho acadêmico, suas atitudes e habilidades. Semestralmente, o Conselho de Classe se reúne para avaliar cada aluno individualmente nesses aspectos. Basicamente, esta avaliação visa estimular o aluno a que cresça nessas áreas sugerindo-se, se necessário, alternativas de redirecionamento.

Leitura Programada

A Leitura Programada tem como objetivos: a) familiarizar o aluno com obras fundamentais para a sua formação; b) estimulá-lo a ler além do que lhe é exigido nas diferentes disciplinas; c) habituar o futuro pastor a desenvolver uma programação contínua de leitura; d) ajudar o aluno a se preparar para o Colóquio Teológico-Pastoral (CTP). A congregação de professores estabelece anualmente uma listagem de livros, comum a todos os alunos a partir do 60 semestre, cuja leitura será avaliada em datas diferentes, constantes no Calendário Acadêmico. Até o final do curso de Especialização, o aluno deverá ter prestado contas de 6 dessas obras. (Durante o estágio outras obras serão exigidas). A nota mínima de aprovação é sete (7,0). Caso reprovado em uma das avaliações, o aluno deverá prestar exame sobre a leitura de outra obra prevista nos programas, para que atinja o número mínimo exigido.

Exame de Proficiência em Inglês

No início do primeiro semestre os alunos do primeiro Teológico farão um exame de proficiência na língua inglesa. Os alunos reprovados deverão cursar dois semestres de inglês instrumental. A aprovação nesses semestres é pré-requisito para a matrícula do aluno na disciplina de Inglês Teológico no Seminário.

Pré-estágio

O programa de Pré-estágio visa colocar o futuro pastor em contato direto com os diferentes aspectos da vida congregacional. O programa está estruturado sobre tarefas atinentes ao ministério pastoral a serem cumpridas em cada semestre. O Seminário Concórdia também exige um programa paroquial intensivo de férias entre o 3º e 4º ano de teologia, com duração mínima de um mês, a ser cumprido nas férias de verão. O aluno poderá cumprir este programa em sua congregação/paróquia de origem, sob a supervisão do pastor local. Para maior detalhamento, confira o ementário.

Orientação nas Atividades Práticas

Até concluir a disciplina de Litúrgica, o aluno não poderá usar vestes talares e oficiar a liturgia. Até concluir a disciplina de Homilética II, o aluno não poderá pregar em público. O Calendário Acadêmico prevê o momento para a autorização do ministério público de liturgos e pregadores. Enquanto matriculado no Seminário Concórdia, o aluno deverá buscar orientação (submeter o manuscrito) junto a um dos professores de Teologia sempre que for pregar nas devoções na capela do campus e em cultos nas congregações, proferir palestras, participar de bênção matrimonial. Em casos de pregação, a antecedência deverá ser de no mínimo três dias.

Estágio

O Estágio corresponde a 12 meses de atividades numa congregação/paróquia ou missão da Igreja, sob a supervisão direta de um pastor orientador. Pré-requisito para o estágio é a conclusão do Curso de Bacharelado na ULBRA e das disciplinas dos primeiros oito semestres no Seminário. Durante o estágio o aluno continua matriculado no Seminário devendo, tanto o estagiário como o pastor supervisor, enviar relatórios à Congregação de Professores através do Coordenador do Estágio. Para maior detalhamento, confira o ementário.

Intercâmbio de Alunos

O Seminário mantém convênio para intercâmbio de alunos com o Concordia Seminary (Saint Louis, USA), o Concordia Theological Seminary (Fort Wayne, USA), o Seminário Concórdia (Buenos Aires, Argentina), o Lutherische Theologische Hochschule (Oberursel, Alemanha) e o Westfield House of Theological Studies, (Cambridge, Inglaterra). O convênio é facultado a alunos que concluíram o bacharelado na ULBRA (para o caso de Buenos Aires) e o estágio ministerial (para o caso de St. Louis, Fort Wayne, Oberursel e Cambridge). A inscrição para candidatar-se ao programa de intercâmbio encerra-se no dia 30 de setembro do ano anterior ao período de intercâmbio desejado. Os candidatos a St. Louis, Cambridge e Oberursel devem submeter-se a um exame de língua (inglês ou alemão, respectivamente) administrado pela congregação de professores. Pré-requisito para se candidatar é a média geral 9,0 (nove) no último semestre de estudos tanto na ULBRA como no Seminário. Formulário preenchido pelo aluno interessado oficializa sua intenção. Mais detalhes para desfrutar essa oportunidade podem ser buscados junto ao diretor ou deão acadêmico.

Exigências Acadêmicas

Para receber o diploma de Especialista em Teologia, o candidato precisa ter concluído o Curso de Bacharelado em Teologia na ULBRA bem como o programa e as disciplinas do currículo específico ministradas no Seminário.

Formatura e Recomendação ao Ministério

Receberá o grau de Especialista em Teologia o candidato que tiver concluído as exigências do Bacharelado e do currículo específico no Seminário e obtiver recomendação para o exercício do santo ministério. Normalmente a solenidade de formatura ocorre no mês de dezembro. Sendo a direção do Seminário responsável por esse ato solene, qualquer iniciativa da turma de formandos deverá ser homologada por ela antes de ser executada.

EMENTAS SEMINÁRIO

Ementário das disciplinas da Especialização em Teologia: Ministério Pastoral

Complementação do quadro da morfologia e sintaxe do grego coinê, com vistas à leitura, análise e tradução do Novo Testamento.

Leitura de porções selecionadas do Novo Testamento, para solidificar a compreensão da gramática e aumentar o domínio do vocabulário.

Estudo da gramática avançada do hebraico com atenção especial ao verbo fraco e às formas mais complexas da sintaxe com vistas à leitura do texto original do Antigo Testamento.

Leitura e análise detalhada de partes/perícopes do Antigo Testamento com vistas a uma aplicação mais específica da gramática na tradução do texto vaterotestamentário.

Tecnicamente, o aluno fará 5 semestres de Pré-estágio todos eles em caráter interdisciplinar com outros cursos da ULBRA, a saber, no 3º e 4º semestres: Capelania Hospitalar, tendo como atividade acompanhar com cuidados espirituais pessoas hospitalizadas; 5º e 6º semestres: (1) Teologia Criança, tendo como atividade acompanhar famílias encaminhadas pelo serviço público nas quais haja violência contra a criança; (2) Humanizando o Luto, tendo como atividade acompanhar famílias carentes encaminhadas pelos serviço público em seu processo de morte e luto; (3) Reautorando Vidas, tendo como atividade o acompanhamento de pessoas vitimadas em famílias fragmentadas encaminhadas pelo serviço público; 7º semestre: (1) Teologia Solidária, tendo como atividade acompanhar uma família de grandes carências solidarizando-se com ela podendo encaminhá-la aos serviços da ULBRA; (2) Prática Ministerial, tendo como atividade atuar sob supervisão do pastor na comunidade em atividades por ele designadas; (3) Monitoria, tendo como atividade introduzir um colega do Primeiro ano na comunidade acadêmica, vida comunitária no seminário e no projeto de vida ministerial.

Estudo e tradução de textos em inglês com vistas à ampliação do domínio da terminologia teológica bem como ao aprimoramento da compreensão de conteúdos bíblicos e teológicos expressos nesse idioma.

Introdução geral à música. Apreciação de músicas populares e eruditas com estudo de estilos e formatos de música. Musicalização com introdução à prática de leitura de partituras utilizando a flauta doce.

Musicalização com prática de leitura de partituras utilizando a flauta doce, canto e solfejo de hinos do Hinário Luterano.

Prática de teclado ou órgão litúrgico. Introdução à teoria elementar da música e percepção musical.

Prática de teclado ou órgão litúrgico a fim de poder executar as diversas vozes a serem ensaiadas num coro. Teoria e percepção musical visando uma leitura correta da partitura coral. Técnicas de ensaio de coro.

A liturgia luterana por parte. Estudo de rubricas e ensaio das ordens litúrgicas principais e menores, para que se possa oficiar de forma digna e reverente. Laboratório litúrgico. Aptidão para oficiar a liturgia.

Uma investigação e descrição da estrutura, composição, conteúdo, situação histórica e mensagem de um livro profético do Antigo Testamento. A interpretação de perícopes-chave será com base no texto hebraico.

Tradução e interpretação de textos selecionados de uma (ou mais) das epístolas do Novo Testamento. O estudo é feito à base do texto original.

Estudo da Fórmula de Concórdia, atentando para o contexto histórico em que surgiu, suas formulações, sua importância e atualidade.

O ensino das principais denominações cristãs e seitas religiosas presentes no Brasil de hoje.

Estudo de aspectos selecionados do desenvolvimento histórico e teológico do luteranismo desde o período da ortodoxia até os dias atuais, com ênfase na história da Lutheran Church-Missouri Synod (LC-MS) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

A igreja cristã e o ofício da pregação. O sermão no contexto da Escritura e da igreja. A utilidade e propósitos do sermão. Importância dos elementos da estrutura do sermão: introdução, tema, partes, aplicação. As fontes para a mensagem do sermão. Redação e análise do primeiro sermão.

Estilo e linguagem do sermão. A comunicação oral e corporal do pastor no púlpito. As categorias de sermões. Textos especiais, mensagens especiais e públicos especiais. As perícopes do ano da igreja e a unidade do ofício religioso.

A pregação da lei e evangelho, de justificação e santificação no sermão. Análise de anunciação e avaliação de sermões.

O pastor como pessoa e ministro de Cristo. Estudo de aspectos e áreas do trabalho pastoral na congregação, à luz dos princípios teológicos que orientam o pastor no desempenho de suas atividades.

Princípios de Psicologia aplicados à prática pastoral. Teoria e técnicas de aconselhamento. A pessoa do conselheiro. Aconselhamento e os meios da graça. Aconselhamento com pessoas ansiosas, deprimidas, iradas, solteiras, drogadas, alcoólicas, doentes, enlutadas, traumatizadas. Aconselhamento a pessoas com sentimento de inferioridade, com sentimento de culpa e com problemas espirituais. Aconselhamento para a escolha de um cônjuge, aconselhamento pré-matrimonial.

Aplicação da litúrgica e homilética no exercício paroquial facultando ao aluno a aquisição in loco de desenvoltura tendo em vista o seu estágio. O estudante acompanhará seu orientador nas visitas a enfermos, membros relapsos, prospectos missionários e demais visitas pastorais. Eventualmente assumirá, na medida do possível, o trabalho pastoral numa congregação filial ou ponto de missão, sob a supervisão do pastor orientador.

Introdução à administração eclesiástica. Análise da natureza e função ou missão da congregação cristã dentro de uma perspectiva bíblica. Ênfase a estilos de liderança, modelos de organização e planejamento, relação entre estrutura e objetivos e aspectos jurídicos e sociais.

Estuda a Ação Social ou Diaconia a partir de pressupostos bíblico-teológicos, históricos e práticos. Procura incentivar a prática de amor e serviço às pessoas visando à sua cura e ao bem-estar integral, especialmente às mais necessitadas. Visa compreender o que significa o serviço ou diaconia numa perspectiva de Lei e Evangelho e demonstrar que é essencial à vida cristã. Haverá experiência de campo com observação, apoio e implementação de projetos de ação social.

Estudo dos diversos aspectos institucionais da IELB, a saber: funcionalidade da administração; projetos e programas especiais; Programa de Evangelismo e Mordomia (PEM), Movimento “Aquecendo Corações” e educação continuada; organizações auxiliares; produção editorial; planejamento, estatística e outras informações atinentes ao trabalho ministerial.

Leitura, análise e aplicação dos textos dos Catecismos Menor e Maior de Martinho Lutero na perspectiva de introduzir os alunos na teologia luterana.

Estudo da base bíblica para missão de Deus com suas implicações para a igreja hoje. Exame e avaliação do trabalho missionário desenvolvido pela Igreja Luterana no Brasil e no mundo. Atividade prática de pesquisa e documentação missionária.

Esta disciplina designa-se a examinar fundamentos bíblicos e confessionais para a evangelização e educação cristã nas congregações luteranas. Atividades em sala de aula e no campo para desenvolver técnicas evangelísticas e de ensino, e sua aplicação à congregação local dentro da realidade brasileira.

Objetiva auxiliar o aluno a entender a natureza bíblica da mordomia e a aplicá-la à vida da congregação por meio da pregação e estudos bíblicos. Uma análise de textos do Antigo e do Novo Testamento será feita bem como uma busca pela compreensão de termos e conceitos relacionados ao tema. Da mesma forma aspectos doutrinários serão examinados bem como uma análise de programas e métodos aplicados na IELB. A disciplina é ministrada por um grupo multidisciplinar.

Envolve abordagem de temas atuais e relevantes para a sociedade e igreja, estudados a partir de um enfoque bíblico-teológico.

Visa oportunizar uma introdução e sensibilização para o trabalho evangelístico em instituições tais como escolas, hospitais, orfanatos, asilos, presídios, creches. Os alunos são incentivados a visitar instituições e coletar subsídios para um futuro trabalho em instituição semelhante. Missionários, capelães e evangelistas serão convidados a partilhar com os alunos em sala de aula sua teologia e experiência nessa área.

Preocupa-se com a comunicação transcultural do evangelho. Abordagem de culturas e costumes bem como da antropologia missionária. A disciplina envolve aspectos da motivação, dificuldades, qualidades, ética, relação interpessoal. Pesquisa de campo em situação transcultural.

EMENDAS ULBRA

Ementário do Curso de Teologia na Ulbra presencial e EAD.

A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de integração com estudos lexicais e gramaticais inerentes às temáticas culturais da língua portuguesa.

Estudo historiográfico e isagógico-temático do conteúdo canônico do Antigo Testamento.

Estudo historiográfico e isagógico-temático do conteúdo canônico do Novo Testamento.

Leitura e aplicação de textos bíblicos selecionados à luz de traduções ao vernáculo. Instrumentalização para a preparação de estudos bíblicos a diferentes públicos.

Estudo da gramática elementar do hebraico bíblico: vocabulário, morfologia e princípios da sintaxe.

O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais. O Cristianismo. O cenário religioso brasileiro. Religião e interdisciplinaridade. Valores humanos, sociais, éticos e espirituais. Ética cristã. Visão cristã de ser humano e de mundo.

Caracterização da Psicologia como ciência e profissão em suas diferentes áreas de aplicação. Descrição e análise dos processos psicológicos básicos. Estudo das diferentes fases do desenvolvimento humano e do ciclo vital.

Estudo da gramática elementar do grego coinê: vocabulário, morfologia e princípios da sintaxe.

A contribuição da arqueologia da Palestina para a compreensão do Antigo e Novo Testamentos no contexto cultural do Antigo Oriente Próximo. Análise dos propósitos, métodos, evidências e limites da arqueologia na interpretação da literatura bíblica.

História da Igreja Cristã desde o período da fundação do Cristianismo no Séc. I até o Período da Pré-Reforma no Séc. XV. Confrontos políticos, teológicos e filosóficos. Teologia patrística e escolástica.

Emprego da metodologia científica como ferramentas do conhecimento humano para elaboração de projetos de pesquisa, assim como a aplicação de recursos e tecnologias de comunicação e de informação em ambientes virtuais.

Estudo da natureza e da função da Teologia e das doutrinas da Escritura Sagrada, de Deus, da Criação e Providência, da Angelologia e da Antropologia Bíblica.

Introdução à história e aos princípios (gerais, gramaticais, semânticos e teológicos) de interpretação bíblica. Ênfase no estudo de diferentes gêneros ou formas literários, com exame de textos bíblicos representativos.

Estudo e análise da essência e estrutura do culto e ritos cristãos e sua expressão por meio da música, arquitetura, artes plásticas e cênicas dentro de uma perspectiva bíblico-teológica e histórica.

Estudo da doutrina de Cristo a partir de textos bíblicos selecionados, incluindo a pré-existência, nascimento virginal, vida e obra redentora. Atenção especial aos títulos cristológicos fundamentais e sua relevância para a compreensão da pessoa e obra de Jesus Cristo.

Fundamentos teóricos filosóficos e conceituais das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), bem como sua aplicabilidade como recurso analítico ao contexto nacional e internacional para a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas.

Leitura e análise exegética de textos selecionados do Antigo Testamento. Estudos sobre a estrutura, linguagem e mensagem desses textos. Compreensão dos textos nas suas relações com o corpus canônico. Relevância e aplicação dos métodos exegéticos à prática pastoral, fé e vida cristãs.

Estudo da retórica e sua incorporação na teologia como ferramenta para o anúncio da Palavra de Deus.

História da Igreja Cristã desde o Período Moderno, no Séc. XVI, até o período Pós-Moderno, no Séc. XXI. O movimento da Reforma e suas ramificações. Influência do Iluminismo e de teologias modernas e contemporâneas.

Estudo das doutrinas da Graça Divina, da Cristologia, da Fé Salvadora, da Conversão e da Justificação pela fé em Cristo.

Investigação de questões filosóficas suscitadas pela reflexão sobre a natureza e a verdade das crenças e práticas religiosas. Visão panorâmica dos principais pensadores e argumentos propostos pela racionalidade sobre o tema religião e sua imbricação na área da teologia.

Leitura e análise exegética de textos selecionados do Novo Testamento. Estudos sobre a estrutura, linguagem e mensagem desses textos. Compreensão dos textos nas suas relações com o corpus canônico. Relevância e aplicação dos métodos exegéticos à prática pastoral, fé e vida cristãs.

Estudo e análise de elementos didáticos e metodológicos como estratégias para o ensino da Palavra de Deus e para a educação cristã aplicados à família, escola e igreja.

Estudo e análise de diferentes temas da teologia do Reformador Martinho Lutero, aplicados a elementos históricos, sociais, econômicos, políticos, éticos e educacionais.

  • 101643 – Libras
  • 104658 – Estudos de Língua Inglesa I
  • 105669 – Redação para Comunicação
  • 306503 – Direito e Legislação Social
  • 403673 – Psicologia da Personalidade
  • 706561 – Tópicos Especiais em Teologia
  • 901064 – Gestão de Pessoas

Disciplina de caráter teológico livre, onde o conteúdo programático é escolhido pelo curso e apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhidos para o semestre.

A constituição da Antropologia como ciência da complexidade e construção do ser humano como pessoa. Estudo das diferentes teorias antropológicas. Ênfase na antropologia teológica e na antropologia bíblico-cristã.

Estudo dos conceitos e fundamentos da ética, com abordagem das principais teorias éticas ao longo da história. Ênfase nas diferentes perspectivas teológicas da ética cristã.

Estudo de temas escolhidos para o confronto e diálogo entre a fé e razão em teologia e filosofia.

Estudo do conteúdo doutrinário dos Credos Ecumênicos, da Confissão de Augsburgo e da Apologia da Confissão de Augsburgo, Confissão de Schleichtheim e Artigos de Esmalcalde a partir do contexto histórico em que os documentos foram escritos.

Reflexão bíblica, teológica e prática sobre a missão da Igreja e o testemunho cristão na sociedade contemporânea.

O ser humano e sua identidade: sujeito e objeto do aconselhamento. Teorias e técnicas de aconselhamento. O Aconselhamento na tradição teológica cristã desde as Escrituras. A pessoa do conselheiro. Princípios teológicos do aconselhamento cristão aplicado às diferentes fases, crises e circunstâncias da vida.

Aspectos sociológicos do fenômeno religioso. Análise de autores clássicos e contemporâneos da sociologia da religião. A religião na constituição das teorias sociais e dos fundamentos da sociologia. Temas contemporâneos da sociologia da religião.

Introdução à Teologia Bíblica. O método da Teologia Bíblica em diálogo com a Teologia Sistemática. Estudo e análise de temas bíblicos relevantes para a teologia contemporânea.

Estudo de temas sobre as doutrinas do Batismo e da Santa Ceia (Eucaristia).

Estudo exegético do livro de Apocalipse, a partir da seleção de alguns textos-chave. Especial atenção ao contexto literário e histórico, bem como à estrutura, estilo, linguagem, conteúdo e mensagem do livro.

Conhecimento das etapas de um projeto científico, da elaboração de um projeto e do desenvolvimento de uma pesquisa científica na área da Teologia. Reflexões teórico-práticas sobre a ética em pesquisa.

Estudo de conceitos ligados ao ecumenismo e diálogo inter-religioso. Desenvolvimento histórico do Movimento Ecumênico desde a Igreja Antiga até a Reforma. Estudo de aspectos da história da igreja cristã do ocidente e do oriente a partir do século dezenove. Análise dos movimentos e instituições ecumênicas da atualidade. Diálogo Inter-Religioso com denominações cristãs e não cristãs.

Estudo de temas básicos da teologia cristã, com enfoque na pneumatologia, eclesiologia e escatologia.

Interfaces entre Psicologia e Teologia: zonas de confronto, diálogo e síntese. Elementos da Psicologia da Religião e da Psicologia Pastoral; Contribuições das diferentes linhas da psicologia para o aconselhamento e prática pastoral. O cuidado bíblico-cristão na perspectiva da integralidade do ser.

Descrição e análise de diferentes Correntes Teológicas Contemporâneas. Exame dos aspectos hermenêuticos centrais de algumas teologias e ideologias norteadoras de movimentos teológicos da atualidade.

Análise dos significados de serviço e Diaconia. Estudo da Ação Social ou Diaconia a partir de pressupostos bíblico-teológicos, históricos e práticos. Projetos de ação social.

Planejamento, elaboração e defesa do trabalho individual de conclusão do Curso de Teologia, com a aplicação das etapas do processo científico e com base nas normas da ética de pesquisa.

Atividades autônomas e flexíveis na área do ensino, pesquisa e extensão centradas em temáticas afins ao campo teológico e religioso, que representem instrumentos úteis e válidos para a formação e aprimoramento básico do futuro profissional bacharel em Teologia.

CURRíCULO ULBRA

Clique no link abaixo para acessar o arquivo PDF com a grade das disciplinas do programa de Bacharelado da Ulbra e as disciplinas específicas do Seminário Concórdia.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail: