O dia 5 de agosto de 2024 será registrado como um importante marco na expansão da educação teológica no país. No campus do Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, foram lançados oficialmente a Faculdade Luterana Concórdia e seu primeiro curso, o curso de Teologia. A solenidade foi transmitida ao vivo no canal do Seminário no Youtube.
Foi um longo processo, mas que agora, possibilita a IELB oferecer o curso de Teologia aberto a comunidade, além de, num futuro próximo, poder oferecer outros cursos superiores, de extensão, aperfeiçoamentos e mestrado em Teologia.
Na ocasião, a Diretoria Nacional da IELB empossou dr. Gerson Luis Linden como diretor da Faculdade, e Juarez Zanatta como gerente administrativo. Em seguida, o diretor empossou os demais membros e conselhos da instituição:
- Coordenador do Curso de Teologia e Coordenador Pedagógico: dr. Anselmo Ernesto Graff
- Procuradora Institucional e Secretária acadêmica: profª esp. Ivete Terezinha Schwantes
- Comissão Permanente de Avaliação – CPA: prof. esp. Leonidio Schulz Görl (representando o corpo docente da Faculdade), Natalia da Silva Lutz (representando o corpo técnico-administrativo), pastor Airton Scheunemann Schroeder (representando a mantenedora), Cosme Luiz Chinazzo (representando a comunidade local)
- Núcleo Docente Estruturante -NDE: dr. Anselmo Ernesto Graff (Coordenador do curso de Teologia), prof. me. Clóvis Vítor Gedrat, prof. esp. Francis Dietrich Hoffmann, dr. Maximiliano Wolfgramm Silva e dr. Samuel Reduss Fuhrmann
- Equipe Multidisciplinar: dr. Anselmo Ernesto Graff – Coordenador do curso e coordenador pedagógico; profª esp. Carla Rosana Affonso de Azevedo e prof. me. Marcos Ricardo Kich
- Ouvidor: prof. esp. Jaques Cristiano Schlosser
Após um breve histórico do processo de implantação da Faculdade, trazido pelo diretor do Colégio Concórdia de São Leopoldo, pastor André Bender, o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, trouxe uma mensagem baseada em 1 Timóteo 2.1-7; 3.1. “Quando ouvimos os relatos dos passos até aqui o lançamento da Faculdade, percebemos que Deus já moveu pessoas da igreja e fora da igreja (Conselho Diretor, Convenção Nacional, grupos de trabalho e MEC). Tenho certeza de que Deus, quando move as pessoas, cristãs ou não, seu projeto continua sendo o mesmo: que todos sejam salvos e tenham conhecimento pleno da verdade. Portanto, a Faculdade não pode perder esse alvo. Por isso, o 1º curso da faculdade é teologia. Outros cursos poderão vir, mas essa será a menina dos olhos da Faculdade: a formação de pastores”, destacou o presidente.
Também fizeram uso da palavra o diretor da Faculdade, o vice-presidente de Ensino, pastor Joel Müller, e a secretária de Educação de São Leopoldo, Renata de Matos. A secretária lembrou que foi aluna do Colégio Concórdia na década de 1990 e que pôde presenciar, enquanto estudante, o que Lutero defendia no campo da educação. Também lembrou da parceria importante da instituição durante a enchente, servindo de apoio e abrigo às vítimas.
Joel Müller relembrou o convênio com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), de 1994 até ano passado, quando a universidade encerrou o curso de teologia presencial e surgiu a ideia de implantar a Faculdade Luterana Concórdia. “Estamos vivendo uma revolução da cognição, que é a Inteligência Artificial e como essas ferramentas estão multiplicando o conhecimento e a informação do mundo. É um momento espantoso em que a cognição precisa ser revista a cada dia. A grandeza desse momento talvez nós não entendamos agora, por sermos protagonistas dela. Assim como vivenciamos os benefícios da revolução industrial hoje, daqui há alguns anos vamos vivenciar algo grandioso no que diz respeito à cognição. E no meio desse cenário, estamos aqui agradecendo a Deus por ter feito grandes coisas por nós nesse momento de grandiosidade para nós, que vai trazer benefícios, mas também desafios”, observou.
Dr. Gerson Linden resgatou o histórico do campus, reconhecendo todas as pessoas envolvidas ao longo desses 121 anos de história. “Um empreendimento desse não se realiza sem a participação de muita gente. Gente que dedicou tempo, esforço, competência e muito conhecimento. Pessoas que buscaram a excelência nisso que viria a ser uma realidade hoje. Não podemos ignorar os gigantes que vieram antes de nós e que têm atuado na educação ligado à igreja cristã. A Faculdade nasce onde está o Seminário, que nas próximas semanas completa 121 anos. E ao longo desse tempo, deste o pastor Hartmeister, lá em Bom Jesus, com os primeiros cinco alunos, muitos gigantes atuaram nessa casa. E nós estamos trabalhando aqui sobre seus ombros, como Martim Carlos Warth (foi diretor do seminário e um dos grandes teólogos da igreja cristã do século 20), Walter O. Steyer (foi diretor e professor e hoje reside próximo ao seminário) e Paulo Moisés Nerbas (foi diretor e hoje é professor emérito e está presente neste ato). Esses são gigantes como muitos outros. Somos gratos por todos professores, funcionários e colaboradores dessa casa, que nos legaram uma responsabilidade de seguir em frente”, disse.
Por fim, o diretor da Faculdade lembrou que, pela manhã, foi feito o primeiro processo seletivo e que, em breve, a comissão julgadora divulgará lista dos aprovados. Na segunda-feira, 12 de agosto, iniciam as aulas da Faculdade.
Estiveram presentes ainda o reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), dr. Thomas Heimann, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado (SINEPE), Oswaldo Dalpiaz, os representantes da Associação de Escolas Luteranas (ANEL), Maria Helena e Nelci Naor Senger, o representante do Departamento de Ensino do Conselho Diretor da IELB, Carlos Bobsin, o representante do Sindicato de Professores de São Leopoldo, prof. Otávio Forneck, professores, alunos, funcionários e demais convidados.
Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.
Texto: Luana Lemke/redação ML
Fotos: Thiago Sazana/seminarista