MESTRaDO LIVRE
Objetivo
O programa de Mestrado Livre da Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia visa propiciar o estudo teológico com ênfase no Ministério Pastoral a bacharéis e especialistas em Teologia em nível de pós-graduação. Assim, o programa possibilita a formação em termos de método de pesquisa e trabalho, bem como de aprofundamento de conteúdo, nas quatro grandes áreas da Teologia: Teologia Exegética, Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática ou Aplicada.
Público-alvo e PRÉ-REQUISITOS
O curso de Mestrado Livre se destina a bacharéis e especialistas em Teologia.
O candidato deverá demonstrar proficiência em uma língua moderna (inglês, alemão, espanhol, francês, etc.) que servirá como língua de pesquisa (diferente de sua língua materna). Isso ocorrerá por meio de prova a ser aplicada pela Escola de Pós-Graduação ou por certificado de curso na língua escolhida pelo candidato. Neste segundo caso, exige-se o nível intermediário.
O aluno cujo tópico de dissertação será na Área Exegética terá de demonstrar proficiência em uma das línguas bíblicas (conforme seu enfoque). A forma de testar o conhecimento do aluno será por meio de disciplina na área bíblica, dentro da qual o aluno será testado em grego ou hebraico.
Eventualmente, a Escola de Pós-Graduação oferece cursos de atualização em línguas (principalmente hebraico e grego), sem contar, no entanto, créditos para o mestrado.
Processo seletivo e admissão
O candidato que deseja ingressar no Curso de Mestrado Livre do Seminário terá que atender aos requisitos acima e fazer a inscrição para o processo seletivo, que constará no cumprimento dos itens abaixo:
1) Uma carta de recomendação para os estudos em nível de mestrado de um professor de teologia e um colega pastor;
2) Um texto teológico produzido pelo candidato com base na seção “Prolegômenos” do livro “Confessando o Evangelho, uma abordagem luterana da Teologia Sistemática” (2022), v.1, p.37-79; – Editora Concórdia.
3) Uma breve proposta sobre o tema a ser pesquisado e sua relevância ao exercício do Ministério Pastoral ou à vida da igreja. O desenvolvimento pode ser em três dimensões:
- a) Dimensão pessoal (interesse particular);
- b) Dimensão eclesial (interesse da Igreja)
- c) Dimensão acadêmica (produção de material e reflexão teológica).
4) Uma entrevista com a coordenação da Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia (presencial ou na modalidade online).
5) Submissão da ficha de inscrição com a documentação solicitada junto à ficha.
6) Demonstração de proficiência em língua moderna (de pesquisa) conforme indicado acima. Para a opção de realizar a prova aplicada pela Pós-Graduação do Seminário, o candidato deve agendá-la junto à secretaria com pelo menos 1 mês de antecedência.
O prazo para a submissão de toda a documentação e a realização da entrevista (item 4) é o dia 20 de novembro. A prova de língua moderna deverá ser feita até o dia 05 de dezembro. A resposta da Pós-Graduação ao candidato será dada até o dia 10 de dezembro.
Aluno especial
“Aluno especial” é um termo atribuído a alunos que desejam cursar disciplinas isoladas no programa de Mestrado ou com vistas ao ingresso no programa. Essa nomenclatura é característica dos programas de pós-graduação. A Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia também oferece vagas para essa categoria de “aluno especial”.
A participação em cursos/disciplinas como aluno especial é destinada àqueles que preenchem os requisitos exigidos para o programa de Mestrado, especialmente o curso de graduação, e tem como objetivo complementar conhecimentos ou se familiarizar com o programa de mestrado.
Cada indivíduo poderá se inscrever livremente em até duas disciplinas como aluno especial. Após ter cursado as duas disciplinas, o indivíduo ou poderá matricular-se oficialmente no programa de mestrado para dar sequência ao mesmo ou poderá continuar inscrevendo-se como aluno especial somente quando houver vagas não preenchidas na disciplina. Neste caso, a prioridade será dada a alunos já inscritos no programa.
Através da matrícula como aluno especial, o candidato poderá cursar disciplinas isoladas no Programa de Mestrado, mas que poderão ser aproveitadas, desde que tenham sido cumpridas as exigências das disciplinas cursadas, bem como seguidas e preenchidas as exigências dos itens relacionados ao ingresso no Mestrado. A condição de aluno especial não se configura em vínculo como aluno regular do Programa de Mestrado do Seminário.
CURRÍCULO POR ÁREAS
*ATENÇÃO para a Reestruturação Curricular!
CURRÍCULO POR ÁREAS
*ATENÇÃO para a Reestruturação Curricular!
Na estrutura de disciplinas oferecidas no Curso de Mestrado do Seminário Concórdia estão previstos 24 créditos a serem cursados. Cada candidato deverá cursar 6 créditos de cada área maior, mais a disciplina de Metodologia de Pesquisa, que visa ser preparatória para escrita da dissertação e que será ministrada no formato online (Google Meet).
Abaixo, a estrutura das disciplinas a serem ofertadas e as possíveis fontes para obtenção dos 27 créditos.
- Antigo Testamento
- Novo Testamento
- Lutero
- Reforma
- Tópicos de estudos na História da Igreja
- Confissões Luternas
- Ética
- Litúrgica
- Teologias Contemporâneas
- Missão
- Aconselhamento Pastoral
- Homilética
- Educação Cristã
Visão sintética das fontes para obtenção dos 27 créditos:
- Oito disciplinas nas quatro áreas da Teologia (Duas por área)
- Dois cursos de aperfeiçoamento pastoral
Estudo independente (artigo científico)
- Metodologia de Pesquisa: Projeto de Dissertação
*Reestruturação Curricular: Os candidatos que já estão no Programa poderão adaptar a sua situação acadêmica a esse novo modelo de créditos e estrutura curricular. Isso pode ser feito independentemente do número de créditos já cursados em cada área maior da Teologia. Alunos que ingressaram no programa a partir de 2023/02 precisam atender plenamente ao novo currículo. Quando isso não é possível devido à oferta de disciplinas não contemplar à área da teologia que o aluno necessita cursar, o aluno precisará conversar com a coordenação da Pós-Graduação.
PROCEDIMENTOS DURANTE O PROGRAMA
Antes de o aluno ter cursado 6 disciplinas (18 créditos), ele precisa fazer o pedido de orientador.
Após cursar todas as disciplinas, o aluno deverá elaborar o projeto para a banca de qualificação.
Quando o projeto para a Banca de Qualificação estiver pronto, o aluno precisará submeter o formulário de pedido de banca de qualificação. Este documento é assinado pelo orientador, confirmando que o projeto tem sua aprovação para ser apresentado e defendido diante da banca.
Mais informações: samuelfuhrmann@seminarioconcordia.com.br