MESTRaDO LIVRE
Objetivo
O curso de Mestrado Livre da Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia visa propiciar a bacharéis e especialistas em Teologia o estudo teológico na área do Ministério Pastoral em nível de pós-graduação, possibilitando a formação em termos de método de trabalho e conteúdo nas quatro grandes áreas da Teologia: Exegese, Sistemática, História e Teologia Prática ou Aplicada.
Público-alvo e PRÉ-REQUISITOS
O curso de Mestrado Livre se destina a bacharéis e especialistas em Teologia que tenham concluído seu programa de graduação com um grau de aproveitamento considerado superior e que tenham proficiência boa na língua inglesa ou a alemã, bem como manejem conhecimentos mínimos das línguas bíblicas, hebraico ou grego.
Eventualmente, a Escola de Pós-Graduação pode oferecer cursos de atualização em línguas (principalmente hebraico e grego), sem contar, no entanto, créditos para o mestrado.
Processo seletivo e admissão
O candidato que deseja ingressar no Curso de Mestrado Livre do Seminário terá que inicialmente observar os requisitos acima e posteriormente fazer a inscrição para o processo seletivo que constará no cumprimento de 04 (quatro) itens ou momentos:
1) Uma carta de recomendação para os estudos em nível de mestrado de dois colegas pastores;
2) Um texto teológico produzido pelo candidato com base na seção “Prolegômenos” do livro “Confessando o Evangelho, uma abordagem luterana da Teologia Sistemática” (2022), v.1, p.37-79; – Editora Concórdia.
3) Uma breve proposta sobre o tema a ser pesquisado e sua aderência relevância no exercício do Ministério Pastoral. O desenvolvimento pode ser em três dimensões:
- a) Dimensão pessoal (interesse particular);
- b) Dimensão eclesial (interesse da Igreja) e Dimensão Acadêmica (produção de material e reflexão teológica):
4) Uma entrevista com a coordenação da Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia (presencial ou na modalidade online).
Aluno especial
“Aluno especial” é um termo atribuído a alunos que desejam cursar disciplinas isoladas no programa de Mestrado. Essa nomenclatura é característica dos programas de pós-graduação. A Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia também oferece vagas para essa categoria de “aluno especial”.
A participação em cursos/disciplinas como aluno especial é destinada àqueles que preenchem os requisitos exigidos para o programa de Mestrado, especialmente o curso de graduação, e tem como objetivo complementar conhecimentos ou se familiarizar com o programa de mestrado, sem necessidade de seguir os passos de ingresso propostos para o mestrado.
Através da matrícula como aluno especial, o candidato poderá cursar disciplinas isoladas no Programa de Mestrado, mas, que poderão ser aproveitadas, desde que tenham sido cumpridas as exigências das disciplinas cursadas, bem como seguidas e preenchidas as exigências dos itens relacionados ao ingresso no Mestrado. A condição de aluno especial não se configura em vínculo como aluno regular do Programa de Mestrado do Seminário.
CURRÍCULO POR ÁREAS
*ATENÇÃO para a Reestruturação Curricular!
Na estrutura de disciplinas oferecidas no Curso de Mestrado do Seminário Concórdia estão previstos 24 créditos a serem cursados. Cada candidato deverá cursar 6 créditos de cada área maior, mais a disciplina de Metodologia de Pesquisa, que visa ser preparatória para escrita da dissertação e que será ministrada no formato online (Google Meet).
Abaixo, a estrutura das disciplinas a serem ofertadas e as possíveis fontes para obtenção dos 27 créditos.
- Antigo Testamento
- Novo Testamento
- Lutero
- Reforma
- Tópicos de estudos na História da Igreja
- Confissões Luternas
- Ética
- Litúrgica
- Teologias Contemporâneas
- Missão
- Aconselhamento Pastoral
- Homilética
- Educação Cristã
Visão sintética das fontes para obtenção dos 27 créditos:
- Oito disciplinas nas quatro áreas da Teologia (Duas por área)
- Dois cursos de aperfeiçoamento pastoral
Estudo independente (artigo científico)
- Metodologia de Pesquisa: Projeto de Dissertação
*Reestruturação Curricular: Os candidatos que já estão no Programa, poderão adaptar a sua situação acadêmica a esse novo modelo de créditos e estrutura curricular, independentemente do número de créditos já cursados em cada área maior da Teologia.
Mais informações: samuelfuhrmann@seminarioconcordia.com.br
oferta de disciplinas 2025/2
PROFESSOR: Dr. Benjamin Mayes
PERÍODO: 30 de junho a 4 de julho de 2025 (PRESENCIAL)
A aula contempla um exame do Examen Concilii Tridentini, vol. 2, de Martin Chemnitz, sobre os sacramentos e o Concílio de Trento, com ênfase nas técnicas de pesquisa e análise. A aula oferece oportunidades para refletir sobre a doutrina e a prática luterana do Batismo, da Ceia do Senhor, do ofício do santo ministério e do matrimônio. A reflexão teológica incluirá a doutrina católica romana sobre esses tópicos, tendências no diálogo ecumênico católico-luterano e questões sobre a autoridade em relação às Escrituras e à tradição (especialmente a teologia patrística) na Igreja Luterana.
Aqueles que fizerem o curso poderão renovar sua apreciação pelos sacramentos e outras instituições de Deus (como o ofício do santo ministério e o casamento), aprofundar sua compreensão de como as Escrituras falam sobre essas instituições de Deus, aguçar sua compreensão de várias doutrinas falsas e melhorar a maneira como falam a verdade àqueles que discordam da confissão da Igreja Luterana.
MAIS INFORMAÇÕES NO LINK DAS INSCRIÇÕES
PROFESSOR: Prof. Me. Clóvis Vitor Gedrat
PERÍODO: 07 a 11 de julho de 2025 (PRESENCIAL)
No eixo temático da Teologia Sistemática, o curso aborda a distinção entre dogma e teoria a partir de uma perspectiva interdisciplinar da teologia sistemática, filosofia da religião e hermenêutica. Busca-se investigar os critérios de validade, autoridade e função de dogmas cristãos à luz da tradição luterana, bem como os modos de construção teórica que emergem do diálogo com contextos históricos, culturais e científicos. A proposta é desenvolver uma leitura criteriosa e responsável da teologia como saber que se articula entre o dado revelado e a elaboração racional. A partir disso, o curso visa capacitar o estudante a compreender a função normativa dos dogmas sem confundi-los com teorizações transitórias, promovendo uma atuação teológico-pastoral lúcida, fiel às Escrituras e atenta aos desafios e oportunidades contemporâneas que se apresentam.
MAIS INFORMAÇÕES NO LINK DAS INSCRIÇÕES