
No dia 25 de junho, teve início o I Simpósio Internacional de História da Igreja, sediado pelo Seminário Concórdia e pela Faculdade Luterana Concórdia, com o tema “Depois de Niceia: 1.700 anos confessando a fé nicena”.O evento reuniu professores, alunos, inscritos e convidados, tanto de forma presencial quanto online, em um dia de palestras que abordaram o impacto duradouro do Concílio de Niceia, com reflexões voltadas à história da Igreja, à teologia e à vida litúrgica.
A abertura contou com um momento devocional e a apresentação do simpósio, conduzidos pelo Prof. Francis D. Hoffmann. Logo após, o Dr. Samuel Fernández trouxe a conferência “Eusebio de Cesarea y el Concilio de Nicea, una nueva reconstrucción”, na qual tratou sobre a atuação de Eusébio no contexto do concílio.
Na sequência, o Dr. Glen Thompson apresentou “Eyewitnesses to History: The Council of Nicaea in the Ancient Sources”, explorando os registros mais antigos sobre o evento e o modo como foram transmitidos e interpretados ao longo do tempo.
Durante a tarde, o Dr. Antônio Sagrado Bogaz falou sobre “O Concílio de Niceia e Suas Implicações na Vida Litúrgica”, tratando da influência do Concílio sobre práticas de culto que se desenvolveram nos séculos seguintes. Em seguida, o Dr. Joel Elowsky encerrou as conferências com a palestra “Cyril of Alexandria’s Nicene Exegesis of John 17”, refletindo sobre a leitura de João 17 à luz da teologia nicena.
O primeiro dia de conferências foi encerrado com um momento cultural, que contou com a participação do Coro Misto e do Coro Masculino do Seminário Concórdia, sob a regência do Prof. Raul Blum. As apresentações abrilhantaram a noite e permitiram aos participantes do simpósio conhecer um pouco mais da vivência e da formação cultural e acadêmica dos alunos e de suas famílias.