About us

Apresentação do Seminário

“E continuavam firmes na doutrina
dos apóstolos” (At 2.42).

Continuar firme ou perseverar é atitude que a maioria das pessoas não quer. Um casal disse que não se tornava membro de igreja porque não queria ter compromisso. Cada vez mais as pessoas são assim: não querem continuar firmes em namoros, em casamentos, em empregos, em servir ao próximo, nem como membros de uma igreja. Os primeiros cristãos continuavam firmes. Não porque eles eram melhores do que nós, cristãos do século XXI. Mas porque o Espírito Santo os fazia ser perseverantes, não desistirem. Continuavam firmes no quê? Na doutrina dos apóstolos. Na verdade, a doutrina ou o ensino era de Jesus Cristo. Em Jerusalém, os primeiros cristãos diariamente se reuniam e ouviam o que os apóstolos tinham a lhes ensinar do que aprenderam de Jesus Cristo – seu nascimento, sua vida, seu sofrimento, sua morte, sua ressurreição e seu retorno ao céu, e as implicações de tudo isso na vida deles. Os apóstolos creram no que aprenderem de Jesus e o ensinavam aos novos cristãos como testemunhas oculares. Eles ensinavam como o Antigo Testamento se cumprira no Messias Jesus Cristo – o Filho de Deus que se tornara homem e realizara a obra da salvação eterna para a humanidade perdida. No tempo dos apóstolos, havia ensinos errôneos sobre o Messias: que seria um governante terreno, que libertaria os judeus do domínio dos romanos, etc. Porém, pela ação do Espírito Santo em seus corações, os apóstolos creram em Jesus Cristo como o Messias tão esperado e foram certificados de que ele era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Por isso, Pedro há tempo confessara: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!”.
Em nossos dias há tantos ensinos errôneos sobre Jesus Cristo! Destaco três tipos: a teologia da prosperidade, que apresenta um Jesus não bíblico, solucionador dos problemas deste mundo; a teologia liberal, que não aceita toda a Bíblia como Palavra de Deus; e o espiritismo, que ensina ser Jesus um espírito iluminado e apenas um exemplo a ser seguido. Neste contexto teológico, é tão necessário o Seminário Concórdia
continuar firme “na doutrina dos apóstolos”, conforme interpretada pelos pais da Igreja e mais tarde explicadas nas Confissões Luteranas reunidas no Livro de Concórdia. Os professores do Seminário procuram preparar bem os futuros pastores, levando-os a interpretar a Palavra de Deus à luz das Confissões Luteranas e mostrando-lhes como contextualizar esta Palavra na vida das pessoas. Por 115 anos o Espírito Santo manteve os professores e os alunos do Seminário “firmes nas doutrinas dos apóstolos”. Nossa oração deve ser que ele continue nos mantendo firmes. Somente ele pode nos ajudar.


Leonério Faller
Diretor

Entre em contato conosco

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista, São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422

Mantenedora

IELB logomarca
© Todos os direitos reservados - Seminário Concórdia, 2019.

Search