Logo - Colégio Luterano Concórdia
Slogan - Colégio Luterano Concórdia

Informações

Compartilhe esta página

Informações Gerais

Funcionamento do curso

O curso de Especialização em Teologia e Habilitação para o Ministério Pastoral do Seminário Concórdia funciona no sistema semestral. Na medida do possível, as disciplinas são oferecidas por módulos.

Biblioteca

A Biblioteca do Seminário Concórdia reúne um acervo superior a 60 mil volumes e mantém na sua hemeroteca mais de 200 revistas teológicas nacionais e estrangeiras. Constam também do acervo materiais audiovisuais como fitas de vídeo, fitas K7 e CD ROMs. A biblioteca do Seminário Concórdia possui um valioso acervo de obras raras e históricas. São cerca de 3.000 volumes editados entre os séculos XVI e XIX em latim, alemão e inglês nas áreas de teologia, história da Igreja e especialmente, obras que preservam a identidade Luterana no mundo, com rico conteúdo tanto para teólogos, historiadores e pesquisadores em geral do Brasil e do exterior.

O sistema de informatização da Biblioteca do Seminário Concórdia denomina-se Liber e é gerenciado pelo software ALEPH, desenvolvido por uma empresa israelense, líder no mercado de automação de bibliotecas. Atualmente, 50% do total de acervo de livros da Biblioteca do Seminário Concórdia está cadastrado no Sistema Liber. Estão informatizados os processos de catalogação e o serviço de circulação.

O Catálogo On-line das Bibliotecas da ULBRA, do qual o acervo do Seminário faz parte, é acessível nos computadores da rede da ULBRA ou em qualquer PC conectado à Internet (http://liber.ulbra.br), permitindo pesquisa simultânea no acervo de todas as Bibliotecas da rede ULBRA, ou em catálogos independentes, por biblioteca e/ou tipo de material, oferecendo recursos de pesquisa dos mais simples aos mais complexos.

A biblioteca do Seminário Concórdia possui site próprio, que pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico: www.seminarioconcordia.com.br/biblioteca.

Livraria

O Seminário dispõe de uma filial da Livraria Concórdia no campus onde o aluno pode adquirir livros e revistas teológicos e outros materiais necessários para a sua atividade estudantil e acadêmica.

Memorial

O Memorial do Seminário Concórdia, inaugurado por ocasião do centenário do Seminário, procura preservar e mostrar a história do educandário por meio de fotos, literatura, e objetos que registram suas diversas localizações e etapas de desenvolvimento. Localizado no campus do Seminário, o memorial está aberto à visitação por ocasião de eventos públicos promovidos pelo Seminário. Grupos, também, poderão agendar a visita com antecedência através da secretaria.

Vida devocional

A vida devocional de professores e alunos é aspecto importante para o crescimento, com vistas ao exercício do ministério. Cada teologando é estimulado a desenvolver um programa pessoal de meditação da Palavra de Deus e oração. A grande família concordiana também se reúne para a devoção na Capela. Uma vez na semana, e também em datas especiais, a devoção inclui a celebração da Santa Ceia. O aluno precisa filiar-se a uma congregação luterana das proximidades e é estimulado a participar das suas atividades. Estudantes que desenvolvem o programa de Pré-estágio filiam-se às congregações onde atuam.

Deão de Alunos

Além do aconselhamento mútuo, os alunos podem recorrer aos professores para diálogo e orientação. De modo especial, os alunos têm a oportunidade de buscar apoio através do Deão de Alunos, que se coloca à disposição para coordenar atividades e fomentar atitudes que contribuam para um convívio sadio e cristão no campus.

Circulação de Informações

O Seminário faz circular o ESQUEMA, um boletim semanal que divulga matérias e informações de interesse dos professores, alunos e funcionários. Além do Esquema, a escola dispõe de diversos murais, ficando um deles aberto a toda a comunidade acadêmica.

Plano de Saúde

O Seminário Concórdia mantém convênio com plano de saúde do qual os alunos podem beneficiar-se.

Centro de Avaliação e Aconselhamento Pastoral e Psicológico

O CAAPP foi criado em 1987 e quer ser um lugar de valorização e fortalecimento da pessoa em sua individualidade diante do Senhor, dos outros e de si mesmo. É atendido pelo pastor e psicólogo Norberto E. Heine.

Diretório Acadêmico Martinho Lutero

O DAMAL é o órgão representativo dos estudantes do Seminário Concórdia. Promove atividades culturais e esportivas. Merecem destaque o Encontro Regional de Jovens, as competições interséries e a festa do "Azul-e-Branco".

Atividades culturais

O Seminário Concórdia, através do DAMAL e da Congregação de Professores, programa palestras, debates e reflexões de cunho teológico e cultural. Além disto, o Seminário incentiva a música e o teatro através de corais e grupos artísticos, que também contribuem para a divulgação do Seminário e o recrutamento de novos alunos.

Corais do Seminário

O Coro Masculino foi fundado em 1943 como "Coral Radiofônico". Este coro, formado por estudantes do seminário, louva a Deus em devoções e cultos, ajudando a difundir o evangelho e o nome do Seminário. Em períodos de recesso escolar o grupo excursiona pelas congregações no país. O Coro Misto é formado por alunos e professores do Seminário e respectivas esposas ou noivas. Em ocasiões especiais este grupo faz apresentações internas e em congregações da região metropolitana. O Grupo Instrumental é composto por alunos do seminário que se apresenta dentro e fora dos muros, representando a nossa instituição.

Publicações

Igreja Luterana é a revista semestral de teologia publicada pelo corpo docente do Seminário Concórdia, que teve sua primeira revista publicada em janeiro de 1940.

Associação de Senhoras Amigas do Seminário

ASAS foi fundada a 9 de outubro de 1978 como entidade que reúne esposas de professores, esposas de pastores e senhoras luteranas com o objetivo de auxiliar, de todos os modos possíveis, na manutenção de alunos e no embelezamento do campus do Seminário.

Alojamento

O Seminário dispõe de alojamento para 250 alunos solteiros. Alunos que preferem residir fora podem alugar pequenos apartamentos próximos ao campus. Recomenda-se aos alunos do primeiro ano que residam dentro do campus. O aluno que optar por residir fora deve contatar o deão de alunos para assinar Termo de Compromisso. Para estudantes casados, o Seminário dispõe de 33 apartamentos não mobiliados dentro do campus que podem ser alugados. Para maior segurança e tranquilidade de todos, não é permitida aos estudantes possuírem animais de estimação. O aluno residente no campus que necessitar ausentar-se deste para além de um dia útil, deve ter o consentimento do deão e alunos.



Seminário Concórdia

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista
São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422
Telefone/Fax: (51) 3037-8000
Site: www.seminarioconcordia.com.br
E-Mail: secretaria@seminarioconcordia.com.br
Como chegar no Seminário Concórdia.



Mídia Social

Youtube Youtube



Mantenedora

Twitter